CASAF

 

O Centro Acadêmico Sir Alexander Fleming - CASAF - é o órgão representativo dos estudantes de medicina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ. Enquadra-se juridicamente como uma entidade filantrópica que visa à organização do corpo discente e que é regida por um estatuto. Para quem não sabe, a lei 3947/02 assegura a organização de Centros Acadêmicos nas Instituições de Ensino Superiores Público e Privado no Rio de Janeiro e determina que sua organização não deva possuir ingerência da Direção da instituição. 
A definição de um centro Acadêmico vai muito além de uma organização\associação de alunos; O objetivo é trabalhar a formação de base para que os estudantes possam ter instrumentos formativos de concepção da sociedade que almejamos para que quando nos formemos possamos exercer nossa profissão dignamente e viver em uma sociedade melhor, ciêntes do nosso papel na mesma. O médico por si só é um ser político, pois está envolvido no bem maior que cada indivíduo possui que é a sua saúde, no sentido mais amplo que essa palavra possa significar. 
A atuação dos alunos em busca da sociedade almejada se dá através do Movimento estudantil, e sendo assim, os Centros Acadêmicos teriam a função de organizar os estudantes, proporcionar espaços que lhe dêem formação para a atuação em conjunto com outros estudantes e com a sociedade através de seus próprios movimentos. 
Como um órgão que representa e que organiza, pode possuir algumas funções secundárias, por demandas estudantis, como organização e manutenção de espaço de convívio para os alunos, manutenção da estrutura física, organização de campeonatos esportivos, festas, choppadas, eventos científicos, ou seja, atividades que proporcionem o bem estar do aluno e sua integração com a universidade. 
A data da criação do CASAF não é definida com exatidão, devido à destruição de documentos na época da repressão militar, porém temos relatos de que existimos a mais de cinqüenta anos. A antiga sede foi invadida e seus documentos destruídos, por causa da grande participação do CASAF na articulação do Movimento Estudantil na década de 60. Ainda, hoje, conservamos o piano que fora quebrado pelo DOPS neste episódio. 
A participação do CASAF no Movimento Estudantil, foi marcada com a história do estudante, Luís Paulo, que fora assassinado pela ditadura em frente ao nosso hospital (HUPE), em 1968, e também que João Lopes Salgado, presidente do CASAF em 1969, que dirigiu o carro que deu fuga aos seqüestradores do embaixador dos EUA, Charles Burke Elbrick. O CASAF foi fechado de 1969 até 1977. A emocionante formatura da Turma de 1972 (a qual pertencia Luís Paulo) só veio a acontecer no ano de 2008, pois esta escolheu como Patrono seu amigo de classe morto pela ditadura militar, sendo assim cancelada na ocasião. 

O CASAF hoje tenta participar do movimento estudantil de medicina de forma ativa, através da gestão "Consciência"- 2011\2012 e tem como prioridade a organização dos estudantes para que futuramente possamos viver em uma sociedade melhor.  

 

Site oficial do CASAF: https://www.casafuerj.com/